segunda-feira, 19 de maio de 2008

Educar pelo optimismo



O optimismo e o nosso fado

0 que é ao certo o optimismo? Segundo a psicóloga Helena Marujo, autora, com Luís Miguel Neto e Maria de Fátima Perloiro, do livro ‘Educar Para o Optimismo' (ed. Presença), o optimista "é uma pessoa que é capaz de se rir das suas desgraças, que encontra sempre alguma coisa de positivo, de engraçado, de divertido, em particular nas experiências menos positivas. É aquele que sonha e que corre o risco de que esse sonho se venha a realizar. É aquele que acredita que tem capacidades para gerir o seu destino, e que a vida não é uma coisa imposta mas algo que se constrói".

Se ainda não está muito convencida, observe as vantagens imediatas: "É quando sou confrontado com um problema que sei se sou optimista ou pessimista. Quando bate com o carro, o pessimista pensa: ‘Que chatice, lá tenho de pagar não sei quantos contos, lá fico sem carro não sei quanto tempo.' 0 optimista pensa: ‘Ainda bem que ninguém se aleijou.' E enquanto o outro lamenta. ‘Isto só a mim!', já o optimista chamou o reboque e se meteu num táxi."

Apesar de a maioria das pessoas ter uma atitude optimista, a cultura portuguesa não prima pelo pensamento positivo. Os telejornais são o choradinho que se sabe. E a voz do povo também não ajuda. Quem não se lembra de ditados tão animadores como "Quanto mais alto subires, de mais alto cairás", "Quem vai ao mar perde o lugar", e o supra-sumo do "optimismo": "Muito riso, pouco siso".

6 comentários:

Anônimo disse...

Os sisos ainda cá estão três, mas a risota é constante..

a vida sem rir não faz sentido :)

beijinhosssssssssss bem dispostos como tu doida ;)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tronxa disse...

eu tenho 4... mas acho k nasceram por engano!!

gosto mt de arejar a dentuça!!!

ehehehe

bjnhssssssssssssssss de bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa pa tu gira!!!

tronxa disse...

ooohhhhh sôdona dona do blog... podia-nos tirar da hora de tókio, ne??? ate ja tou a ficar cus oios códrados cumás nossas teorias!!


bigaducho!!!


bjnhsssssssssssssss redobrados pelo trabalho k dou!!!

ps: eu bem tentei mudar a cor aos meus post's mas nao consegui... grrrrrr)

nham nham disse...

Oh dra dona co-parceira... já fazias aqui alguma coisa não??
tudo eu, tudo euu, tudo euuuuuuuu :p

beijinhossss Administradores ;p

tronxa disse...

nao tenho poderes administrativos disto... sao todos teus... e eu acho mal... buaaaaaaaaaa!!!!

bjnhsssssssssss administrados :o)